Um encontro casual em um saguão do aeroporto entre os executivos da Ford Motor Co. e da Toyota Motor Corp evoluiu para um acordo entre as gigantes automobilísticas para desenvolver em conjunto um motor híbrido gás-elétrico para picapes e veículos utilitários esportivos.

As empresas assinaram o acordo nessa segunda-feira dia 22 de agosto para compartilhar os custos de desenvolvimento. Explicando que querem tornar a tecnologia mais acessível para clientes e trazê-lo ao mercado mais rapidamente. Muitos detalhes ainda precisam ser trabalhados, mas ambos disseram que seus veículos permaneceriam únicos, mesmo se eles compartilham os sistemas mesma unidade.


Fonte: CSM

O negócio de caminhões híbridos vai ajudar as empresas a atender a economia de combustível mais rigorosas e novos padrões de controle de poluição nos EUA e em outros países, mas vai ajudar as empresas a manter a viabilidade da produção de veículos maiores, mesmo se os preços da gasolina continuarem a subir.

"Os caminhões e SUVs são indispensáveis ​​para a sociedade dos EUA", disse Takeshi Uchiyamada, presidente da Toyota. Os caminhões tem metas mais baixas de milhagem, mas essas teriam que melhorar para cumprir as normas. Os veículos novos tem que cumprir a nova média de 56,5 milhas por galão até 2025. 

A picape Ford da F-Series é o veículo mais vendido nos os EUA e a Toyota ainda está tentando entrar no mercado de picape full-size com o modelo Tundra. Ambas as empresas já vendem milhares de carros híbridos e caminhões em todo o mundo, com Toyota Prius é o líder mundial em vendas de híbridos. Mas eles terão que desenvolver um sistema diferente, com energia suficiente para transportar e rebocar cargas pesadas. Nenhuma companhia quis dizer que veículos o sistema entraria em, mas ficou claro que se dirigem caminhonetes, pois ambos são grandes vendedores.