energia renovável

O que significa energia renovável? 

A maioria das energias renováveis vem direta ou indiretamente do Sol. Assim, os ventos que dão origem à energia eólica são ocasionados pelo calor solar. As chuvas que formam as concentrações de água, que são usadas na geração hidrelétrica, tem origem na evaporação oriunda do calor do Sol. 

Quais são os tipos de energias renováveis?  

Biomassa, Eólica, Geotérmica, Hidrogênio, Hidro, Solar, Oceânica e Fusão.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Biomassa

Biomassa, biodiesel para carros

As chuvas e a luz solar promovem o crescimento das plantas. A matéria orgânica que compõe estas plantas é denominada biomassa. A biomassa pode ser usada para gerar calor, eletricidade, combustíveis (etanol), produtos químicos etc. (saiba mais)

Eólica

energia eólica, energia eolica

O calor do sol direciona os ventos, cuja energia pode ser capturada através das pás das torres eólicas acopladas a turbinas  para gerar energia elétrica, ou acopladas a outros mecanismos para bombeamento de água, moagem de grãos, etc. (saiba mais)

Geotérmica

energia geotérmica,

Este é um tipo de energia renovável que não depende da irradiação da luz do Sol. A energia geotémica utiliza o calor advindo do núcleo da Terra para uma série de utilidades, como a geração de eletricidade por meio de turbinas a vapor, o aquecimento de residências, a geração de vapor para trabalhos mecânicos.

Hidrogênio

saiba mais

O hidrogênio é um gás insípido, inodoro e incolor. É o elemento mais abundante no universo. No entanto, não é encontrado livremente na natureza, mas pode ser extraído como composto em diversas substâncias, como água ou gás natural. (saiba mais)

Hidro

energia hidroelétrica

A água é capturada através de turbinas hidráulicas para gerar eletricidade, que é a energia solar. Em pequenas vazões, também pode ser usada para gerar energia mecânica, como em moagem, bombeamento de água etc. 

Solar

energia solar

A energia solar propriamente dita pode ser usada diretamente para o aquecimento de edificações e da água; e para gerar eletricidade, entre outras aplicações comerciais. (saiba mais)

Na opinião dos autores os tipos de energia abaixo são relativamente importantes.

Oceânica

energia dos oceanos

Energia dos Oceanos

A energia das marés é ocasionada pela atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. Os oceanos podem produzir energia térmica pelo aquecimento solar e energia mecânica pelo movimento das ondas e variação das marés, que pode ser convertida em energia elétrica por meio de turbinas.

 Energia Nuclear

energia nuclear

Energia da Fissão e energia da Fusão.


Coming soon!

 ©2009 João B. Cabral e Carolina C. Murphy -  Todos os direitos reservados. Registro no EDA - 495329

Todos os materiais e colaborações estão sujeitos a aprovação do editor.

Este livro está protegido pelas convenções internacionais de direitos autorais, a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna) e Universal Copyright Convention (UCC) e pela Biblioteca do Congresso, localizada em Washington D.C.