China é o maior emissor mundial de dióxido de carbono, e tem diversos problemas com a poluição e qualidade do ar... (?)  Se reavaliadas, manchetes negativas como esta podem ser enganosas já que as emissões per capita neste país são significativamente menos do que outras nações industrializadas. Atualmente, a China se tornou um dos maiores geradores de energia renovável no mundo.

Porque o país tem uma extensiva capacidade instalada de energia renovável, e seus centros de investigação são focados no desenvolvimento racional de energias renováveis, mas onde as células de combustível se encaixam nesse cenário?

Em uma viajem recente a China, visitando centros de pesquisa e empresas de célula de combustível para recolher dados para um relatório o autor do texto original fez as seguintes descobertas.

O apoio do governo, tanto a nível local como nacional, tem sido fundamental para o sucesso das células de combustível e eventos de interesse global, como Jogos Olímpicos de 2008 e a Expo Mundial de 2010 coincidiram com com o que se pode projetar.

O financiamento nacional está disponível através de mais de uma agência, e funciona em períodos de cinco anos; revisões são feitas durante estes períodos para garantir que os projetos estão progredindo como planejado.

Durante os últimos dois planos qüinqüenais, o financiamento tem focado fortemente no desenvolvimento de produtos automotivos - principalmente para uso nos eventos mencionados acima, mas o impulso para a produção de sistemas de transporte de célula de combustível pode ter chegado a um preço, com o desenvolvimento da tecnologia em si e avançar em linha com o resto do mundo.

As principais empresas automotivas chineses trabalham em cooperação com empresas estrangeiras e estas colaborações podem ser vistas em frotas de táxi local, com a maioria dos carros da mesma marca e modelo. Isso poderia funcionar muito bem para a implantação de células de combustível quando a tecnologia chegar ao mercado.

Veículos da frota alvo é amplamente reconhecida como uma das melhores oportunidades para a implantação da células combustível (FCEV), mas creio que só veremos um grande número de FCEV por volta de 2020.

Os veículos e postos de abastecimento vistos até agora estão sendo mantidos em serviço e se situam em um bairro de Xangai, que já serve como uma região de veículo elétrico de demonstração.

Expandir a gama de veículos para incluir tanto os elétricos a bateria e as células de combustível (ambos os carros e autocarros) permitirá que o público se torne mais familiarizados com a tecnologia e também permitir que os operadores dos veículos e postos de abastecimento possam reunir dados muito necessária antes da comercialização .

Juntamente com as demonstrações de veículos outras aplicações para células de combustível foram avançando mais silenciosamente. Hoje a China tem mais de 1,2 milhão de estações base de telecomunicações, como este número cresce a uma taxa de 10.000-20.000 por ano, o poder tradicional de backup para estes foi fornecido usando baterias chumbo-ácidas.

No ano passado, o país fechou mais de 500 instalações de fabricação de baterias (chumbo-ácido) por razões ambientais, levando restrições a oferta. Com isso as fontes alternativas de energia estão sendo procuradas. Células de combustível oferecem vantagens em termos de tempos de execução mais longo e vida útil mais longa do que as baterias, e considerando os benefícios ambientais estão se tornando cada vez mais atraente para provedores de telecomunicações. Um grande número de unidades estão sendo testadas e esta é uma aplicação que tem um grande potencial na China.

Outras aplicações estacionárias também estão sendo desenvolvidas no país. Com a sua enorme capacidade instalada de energia renovável (Eólica, Solar e etc.), a China está cada vez mais encontrando as dificuldades associadas à integração destas fontes de energia variável em sua rede nacional.

Muitas das pessoas com quem falei acreditava em usar esta energia renovável para gerar hidrogênio para uso como combustível seria a melhor maneira de maximizar o potencial de energia renovável o que seria algo de grande importância para o governo.

Globalmente, a China está bem posicionada para o crescimento na adoção de células de combustível nos próximos anos. O financiamento do governo no atual plano de cinco anos em curso agora está voltado para a investigação e desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível doméstica.

Com objetivos de melhorar continuamente o desempenho e a vida útil de células de combustível espera-se que as empresas chinesas de células de combustível possam cada vez mais competir no palco mundial na próxima década.