Devido a crescente instabilidade climática e meias-verdades lançadas sobre a geração nuclear após o desastre no Japão, países de todo o mundo estão investindo fortemente em energias renováveis, particularmente energia eólica e solar. Essas energias são ambas fundamentalmente sustentáveis e inerentemente variáveis. Intermitência significa que a maioria das redes de energia elétrica não pode apoiar o emprego em larga escala destas energias renováveis devido aos descasamentos de oferta e demanda que são inevitáveis, assim como a demanda dos consumidores não varia com a força do vento. Além disso, em períodos de excesso, grande* quantidade* de eletricidade pode ser perdida, simplesmente porque a grade do sistema não pode aceitar.

No Reino Unido, em 2011, um total de 15.800.000 £ (libras esterlinas) foi gasto pagando operadores de parques eólicos escoceses para restringir sua oferta de modo a não sobrecarregar a rede. A energia total perdida foi de 75 MWh, para as quais clientes pagaram 21p/kWh. Já este ano (até Setembro) um total de 85 MWh foi limitada, custando clientes cerca de £ 17 milhões em pagamentos de restrição. O armazenamento desta energia seria uma solução entre energias renováveis para evitar tais perdas de recursos.

O Potencial do hidrogénio como um vector energético é bem conhecido e tem um importante papel a desempenhar no armazenamento de energia renovável. Uma implementação deste que está rapidamente ganhando interesse é usar esta energia elétrica em eletrolizadores para gerar hidrogênio, que seria então injetado, armazenado* e distribuído* através da rede de gás natural existente, onde há um enorme potencial para armazenamento de energia. Eletrolisadores são ainda uma tecnologia cara, designadamente à escala megawatts, mas o capital gasto com eles levaria a economia em pagamentos de restrição. Além disso, o caso de retorno pode ser reforçado com a monetarização direta do hidrogênio produzido. Isto pode ser conseguido através da venda deste hidrogênio como combustível *de células de combustível dos veículos (FCEV) quando estes carros começarem a entrar no mercado comercial. A UE estima para a venda de combustível de hidrogênio uma faixa de € 5-10/kg. Em termos mais comparáveis, o Departamento de Energia dos EUA estima em $ 6/gge (equivalente galão de gasolina) até 2020, o que equivale a 1 € / £ 0,80 por litro equivalente de gasolina.