As antigas técnicas de refino rendiam quase 4,5 galões (17 litros) de gasolina por barril com conteúdo de óleo cru de 159 litros e grande parte das matérias-primas restantes foram subutilizados. Mas os avanços técnicos em uma ampla gama de processos químicos, no entanto, melhorou significativamente a conversão eficiente de um barril de petróleo cru para uma cada vez maior gama de produtos que contribuem para quase todas as facetas da vida moderna. Atualmente, o tambor típico de petróleo produz 21 galões (80 litros) de gasolina, 3 galões (11 litros) de combustível de jato (Jet Fuel), 9 galões (34 litros) de destilados e matérias-primas petroquímicas, 4 galões (15 litros) de lubrificantes, e 3 galões (11 litros) de resíduos pesadover o vídeo Historia do Petróleo – Parte 2 ao lado.  


       
 

A gasolina é o principal combustível utilizado em veículos e máquinas para alimentar motores de combustão interna. O Jet fuel é usado para alimentar os motores extremamente potentes que as unidades de aeronaves de alta performance necessitam em geral, muitos destes motores são fabricados pela Rolls Royce como foi mencionado no capítulo1.1[i]. Mas gostaríamos de ressaltar que globalmente o setor de aviação é responsável por cerca de 2% das emissões de CO2 criadas pelo homem. 

 

Já os destilados de petróleo são usados para gerar produtos, como o querosene para o uso no aquecimento e o óleo diesel utilizados como combustível em veículos com motores diesel, como os caminhões, navios e máquinas industriais. Outros combustíveis de grau ainda menor são usados para fornecer energia para os processos industriais que não exigem a mesma qualidade de combustão dos motores de maior velocidade.

 

O refino do produto que podemos chamar de Petróleo bruto é feito nas refinarias usando principalmente a metodologia de destilação fracionada e deste refino obtemos os produtos a seguir:

- Gás do petróleo; são os hidrocarbonetos mais leves contendo de 1 a 4 átomos de carbono (metano, etano, propano, butano) são liquefeitos sob pressão para gerar o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), muito usado para aquecimento e fabricação de plásticos.

- Nafta é uma fase intermediária do processamento que irá gerar outros combustíveis.

- Gasolina, Querosene, Diesel; são tipos de combustível usados para os motores em geral.

- Óleos Lubrificantes; óleos usados na lubrificação de equipamentos e motores em geral.

- Óleo combustível; usado nos fornos das indústrias.

- Resíduos; coque de petróleo, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de matéria prima, servem para quimicamente formar outros produtos também. 

Existem muitos outros derivados, porém estamos focando apenas nos produtos principais. Boa parte dos resíduos listados acima serão destinados para a indústria petroquímica e nesta os sub-produtos do petróleo serão transformados em produtos finais que serão descritos a seguir.

2.3.2    Petroquímica

A indústria petroquímica surgiu nos Estados Unidos, em 1920, quando a Standard Oil e a Union Carbide fabricaram isopropanol e glicol. Com o advento da Segunda Guerra Mundial esta indústria teve um enorme avanço tecnológico e crescimento juntamente com a demanda de produtos estratégicos (como tolueno e glicerina para explosivos). No período de 1940 e 1950, os E.U.A. duplicaram sua produção. Com os avanços tecnológicos esta indústria tornou-se extremamente eficiente no quesito aproveitamento quase total do Petróleo.  

 

A matéria-prima petroquímica é transformada para fornecer uma gama crescente de produtos como anti-congelantes, bases para tintas, produtos de limpeza, detergentes, corantes, explosivos, ceras, fertilizantes, resinas industriais, plásticos, fibras sintéticas (nylon, poliéster, rayon), borracha sintética, solventes, diluentes e vernizes. Grande parte destes produtos são utilizados na fabricação de veículos e muito destes têm ajudado a facilitar a vida da maioria das pessoas e a maneira como elas vivem.