Quando indagamos sobre a Importância do Petróleo, fizemos uma descrição dos aspectos político e econômicos que este teve ao longo da história. Como podemos observar, todos estes materiais oriundos da metalurgia, do petróleo e da petroquímica fornecem os insumos básicos que compõem os utensílios, bens e fontes de energia na nossa vida moderna.

No mundo atual com um consumo infinitamente maior de bens e produtos o parque petrolífero e o metalúrgico se tornaram os pilares fundamentais da nossa civilização. Steven J. Davis e John Haltiwanger conduziram um estudo detalhado das causas e efeitos dos choques dos preços de petróleo sobre a criação e destruição de empregos na indústria Norte Americana entre 1972-1988. Na conclusão os autores afirmam que os choques do petróleo são responsáveis por 20 à 25% de variação no decréscimo do emprego, o dobro de variação que ocorre tipicamente nos casos dos choques monetários. Traduzindo, a destruição do emprego mostra muito mais sensibilidade ao choque petróleo. O crescimento do emprego responde de forma assimétrica aos altos e baixos do preço do petróleo, já os choques do petróleo disparam as atividades consideradas como realocação da forca de trabalho[i].

A indústria Petrolífera no Brasil emprega mais de 250 mil funcionários diretos e indiretos e o número de atividades afins e indiretas relacionadas as sub-cadeias da indústria de petróleo é vasto e praticamente imensurável.

No livro “The Prize” o autor Daniel Yergin é atemporal ao narrar a luta pela riqueza e poder que tem rodeado o petróleo há décadas e que continua a alimentar as rivalidades mundiais, abalar a economia mundial, e transformar o destino dos homens e das nações. Ele comprova a importância inabalável do petróleo ao longo do século XX e sua influencia ao criar os choques econômicos, políticos e os conflitos dos últimos séculos.

Desde a perfuração do primeiro poço na Pensilvânia, os problemas decorrentes desta corrida as vezes desregulada aos recursos naturais como o petróleo, tem causado inúmeras conseqüências. Estas estão interpoladas com a falta de acesso ao petróleo, que envolveu diversas nações nas duas grandes guerras mundiais. Outros desdobramentos passam pela invasão do Kuwait pelo Iraque, a Operação Tempestade no Deserto (dos E.U.A), a segunda invasão do Iraque, a guerra civil no Sudão (Darfur) e em parte a atual guerra no Afeganistão, entre outros conflitos acerbados devido a alterações climáticas.

Os primeiros anos da indústria do petróleo, foram considerados como um conto do capitalismo primitivo ‘run amok’. No entanto, a importância do petróleo tornou-se aparente após a Primeira Guerra Mundial (WWI). Porque a derrota alemã ocorreu em grande parte devido ao sucesso dos Aliados em negar-lhes os campos petrolíferos romenos. Com isso, o direito de explorar os recursos do petróleo tornou-se um motor da política após a WWI e o predomínio dos E.U.A no setor de petróleo foi um fator preponderante na conquista da vitória na Segunda Guerra Mundial (WWII).



[i] Davis, Steven J. e Haltiwangerb, John Journal of Monetary Economics Volume 48, Issue 3, December 2001, Pages 465-512