Um ótimo exemplo de como funciona o ciclo de seleção natural dos animais e da natureza ocorreu em 1944, quando 29 renas foram introduzidos na ilha de Saint Matthews pela Marinha dos Estados Unidos. Com o objetivo de fornecer uma fonte de alimentação de emergência aos 19 homens que patrulharam e operavam navios e aviões naquela região do oceano durante a Segunda Guerra Mundial e tinham um acampamento na ilha. A ilha de St. Matthew possui 357.049 km2 de área e está localizada no mar de Bering que fica entre o Alaska e a Sibéria que representa o limite sul da faixa norteamericana de Usus maritimus e a vegetação da ilha era composta de líquem (tundra do ártico).  

Mas com o final da guerra a guarda costeira abandonou a ilha, deixando para trás as renas. Em 1957 um grupo de cientistas denominado para fazer um levantamento na região das ilhas do Alaska deparou –se com uma população de 1.350 animais e um ambiente bastante degradado, nesta época foi calculado que a ilha poderia sustentar no máximo 2.300 animais.

Poucos anos depois, em 1963, devido a falta de predadores naturais, competição por vegetação ou caçadores a população de renas explodiu para cerca de 6.000 animais uma densidade insustentável de animais. Sem que houvesse qualquer tipo de intervenção humana, três anos depois quando os pesquisadores da equipa do Prof. David Klein retornaram a ilha, em 1966, a população de renas havia chegado a um colapso decaindo bruscamente para 41 animais fêmeas e apenas um macho que além de ser deformado não era capaz de reproduzir, o solo da ilha estava completamente deteriorado e coberto por esqueletos. Na década de 1980, a população de renas já tinham desaparecido completamente.

Um estudo científico atribuindo a queda da população à oferta de alimentos limitado em interação com fatores climáticos (porque o inverno de 1963-64 foi excepcionalmente grave na região) (96). Atualmente, os únicos mamíferos residentes na ilha são as raposas árticas e ratazanas insulares e os ursos polares que ocasionalmente visitam a ilha através do gelo.