Das fontes de energia alternativas, o hidrogênio pode ser considerado o de maior potencial. Ele é o elemento mais abundante no Universo. O seu aproveitamento através da fuel cell desprende vapor d’água e não gases poluidores. O processo de utilização do hidrogênio possui uma geração relativamente silenciosa, onde não há poluição sonora. A sua utilização é bastante flexível, podendo adaptar-se em pequena potência para aparelhos portáteis como computadores, e-books, telefones, rádios e MP3 players. Essas fontes em baixa potência também podem ser utilizadas em residências, condomínios, veículos etc. Suas adaptações em alta potência já permitem seu emprego de forma conjugada na rede elétrica[i].

Em um recente encontro no Congresso Americano, realizado em março de 2010, tanto os executivos das principais montadoras de veículos e máquinas, quanto as empresas de infraestrutura apresentaram seus planos para o futuro. No evento estavam presentes representantes do Departamento de Defesa, do Departamento de Energia, das Associações de Classe, além de membros do Congresso e senadores que apoiam a pesquisa e o desenvolvimento de uma rede de infraestrutura para o uso de fuel cells e o abastecimento de veículos utilizando vetores limpos como fonte de abastecimento para as células



[i] DUFFY, Michael A.; National Renewable Energy Laboratory (U.S.). Systems Integration and the Department of Energy's Hydrogen Program. Golden, CO, 2007.

[ii] DUFFY, Michael A.; SANDOR, Debra. A System-of-Systems Framework for the Future Hydrogen-Based Transportation Economy. National Renewable Energy Laboratory, 15 p. Golden, CO, 2008.

[iii] PATH – Partnership for Advancing the Transition to Hydrogen - http://hpath.org/