A utilização da energia eólica

maio 24, 2011
A energia do vento, mais conhecida como energia eólica, vem sendo aproveitada desde o Egito antigo. Os barcos do rio Nilo se beneficiavam desse tipo de energia desde 5000 a.C. e existem vários relatos históricos sobre a utilização de simples moinhos de vento para bombeamento de água na China. Já a Pérsia e o Oriente Médio também detêm relatos de moinhos de vento de eixo vertical construídos com velas de tecido com o objetivo de moer grãos. Até o século XI, em várias partes do Oriente Médio, a população utilizava moinhos de vento extensivamente para a produção de alimentos.
 
Com o advento do comércio exterior mais intenso entre o Oriente Médio e a Europa, novas maneiras de se utilizar a energia eólica se espalharam ao redor do mundo. Um ótimo exemplo pode ser observado na Holanda, onde adaptaram-se os desenhos dos moinhos de vento utilizados no Oriente Médio com o objetivo de drenar lagos e pântanos no delta do rio Reno. 

Eventualmente tais aprimoramentos técnicos foram utilizados em escala para o desenvolvimento de processos produtivos. Com base nessa lógica, no final do século XIX, os colonizadores europeus começaram a levar essas tecnologias para o Novo Mundo. E, nos países colonizados, os moinhos de vento tornaram-se parte importante do processo de bombeamento de água até que, posteriormente, esses equipamentos começaram a ser utilizados para gerar eletricidade para a indústria e moradias. 

Nos moinhos de vento, a energia eólica é usada diretamente para esmagar grãos ou para bombear água. 
 
Mas as formas de captação da energia eólica evoluíram muito, e com o aumento nos custos de produção de energia durante a Segunda Guerra Mundial, países do norte da Europa, como a Holanda e a Dinamarca, passaram a investir no aprimoramento da utilização de turbinas eólicas com a finalidade de geração de eletricidade. 

O Sol irradia 1,7 x 1014kwh de energia para a Terra por hora, e se estima que em torno de 2% dessa energia é que dá origem aos ventos, quase 100 vezes mais do que é usado na conversão da biomassa (árvores, plantas). 
pérsia, oriente médio, energia, eólica, desenvolvimento
 

A Turbina Eólica

maio 24, 2011
Turbinas convertem a energia do vento em energia mecânica através da ação do vento em movimentar as pás. O torque depende da velocidade do vento, da área da pá e da densidade do ar. Uma torre de turbina típica de 1000kw tem um diâmetro do círculo das pás de 55m e a área das pás de 2300m2. A têndencia atual é de projetos de turbinas de até 5MW, localizadas não só em terra, em locais de boa captação de ventos, como também no mar, em locais de ventos apropriados.  

As turbina...

Continuar lendo...
 

__________________________________________________________________________________________

_______________________________________

  Fotos complementares

Energia renovavel, energia eolica

_________________________________________

 Vídeos complementares

_________________________________________

 ©2009-2011 João B. Cabral e Carolina C. Murphy  -  Todos os direitos reservados. Registrado no EDA (Biblioteca Nacional) - 495329

Todos os materiais e colaborações estão sujeitos a aprovação do editor.

Este livro está protegido pelas convenções internacionais de direitos autorais, como a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna), a Universal Copyright Convention (UCC) e pela Biblioteca do Congresso, localizada em Washington DC.